Monday, February 13, 2006

Sunday at the beach

Domingo é dia de ver museus. E neste domingo em particular, em que os museus são de borla, é de bom tom a qualquer tuga erradicado aproveitar. Foi com este pensamento que yours truly saiu de casa, ao meio-dia da madrugada. Desci o Passeig de Gracia, like a million times before, desprezei o Corte Ingles da Placa Catalunya, cerradisimo, e o da Portal de l'Angel, dois passos abaixo, e segui direitinha à Ciutat Vella, para descobrir onde raio seria o Museu Picasso.

Descobri, mas não descobri nada nele que me fascinasse, a não ser uma ocasional experiência pontilhada do dito Picasso, e as desmazeladas Demoiselles d’Avignon.

Sai do museu e dei por mim no Born, onde já me tinham levado a comer as pizzas mais baratas e apetitosas de bcn. Comi-as num banco de jardim soalheiro, acompanhada por todos os que à minha volta tinham escolhido as mesmas pizzas, diferentes sabores...

Domingo é dia de dolce fare niente, que em espanhol se diz siesta, e em português se diz vamos tomar um café à Linha. E sem sequer precisar de decidir, deixei para trás os museus, atravessei o parc da Ciudadela, e pus-me a caminho da praia.

Barceloneta não é bonita, tampoco é praia. Mas ao longo da marginal revela-se-me o que tem de especial. É que aqui, como em qualquer lugar de Barcelona, tudo à volta nos diz fazvecomprapensacomeritomasentapasseiabebeandapreenche. E nós fazemos.

Mas Domingo é dia de sentar num qualquer bar acolhedor chamado Glaciar e escrever postais, comer bravas e beber cañas. E também é dia de ir para casa cedo, porque amanhã trabalha-se. Além do mais no pasa nada ao domingo.

Só que domingo, em bcn, é dia de festa. E é proibido ir para casa, porque apanhas no caminho diabinhos com fogo preso, e tambores que rugem ritmos abrasileirados que irresistivelmente tens que seguir, adonde sea.

7 comments:

Anonymous said...

tanta solicitação prasenteira! :) lo disfrutas, claro!! flap flap.

Anonymous said...

Espero que uno de los postalitos esses sea para mi

Anonymous said...

Dharlingue....
Se a inveja matasse não tinhas este comentário ao teu post!

Sabes que mais... tenho saudades tuas!

Baijos!

Anonymous said...

"mi gusta tua literatura"
beijos
EFE

said...

ao domingo madrid também é o dia de tudo e dos pequenos nadas... da noitada, dos museus, do rastro e de encontrares um sitiozinho porreiro para relaxar! Madrid surpreende e fascina que bcn te encante!

J. said...

Onde é que se comem boas pizzas em Barcelona? :S Está-se a revelar uma tarefa bastante dificil encontrar tal coisa....

Anonymous said...

Para quem, como eu, está a pensar mudar-se de armas e bagagens para bcn, este é o blog certo para eu ficar definitivamente convencido.
Obrigado pelo empurrão!...